Conexão Noticias

Conexão Noticias
http://conexaonoticias.com/

About

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Unindo forças: ABLOGPE Firma Parceria Com Os Blogueiros Da Paraíba




Unindo forças: ABLOGPE Firma Parceria Com Os Blogueiros Da Paraíba

Referência para os blogueiros do Paraiba, Rio Grande do Norte e Grande São Paulo, a Associação dos Blogueiros de Pernambuco (ABLOGPE) também inspirou os produtores de conteúdo de mídia digital do interior da Paraíba a se organizarem. Convidados, Lissandro Nascimento, Lúcio Mauro, Cláudio André e Fabiano de Bom Jardim representaram a diretoria da entidade em Pernambuco para participar na cidade de Araruna, no Curimataú Paraibano, do 1º Encontro de Blogueiros e Administradores de Sites do Brejo e Curimataú da PB - no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no último sábado, 09 de novembro. A intenção do encontro foi reunir cerca de 110 blogueiros da Paraíba e Rio Grande do Norte para compartilharem conhecimento e informações sobre o amplo mundo da blogosfera e, sobretudo, sobre conteúdo jornalístico e de redação para a internet.
O conteúdo jornalístico, o respeito ao direito autoral, a legislação eleitoral e a relação com a política e o mercado publicitário marcaram este na região de Curimataú e Brejo paraibano. A primeira palestra foi da jornalista Angelita Lucas, presidente da Associação Guarabirense de Imprensa (AGI), que falou sobre a importância da apuração da notícia. Segundo ela, os cuidados relacionados ao processo de apuração e produção textual devem ser redobrados na rotina diária dos blogs e portais de notícia.
Na segunda palestra, o jornalista Gutemberg Cardoso destacou a missão do webjornalismo ser inovador, corajoso, ter independência editorial e, acima de tudo, promover mudanças sociais. Ele também tratou de deixar claro que o cyberespaço é um dos mais relevantes caminhos de evolução da democracia.
O evento também contou com a palestra do assessor da Procuradoria Regional Eleitoral, Alexandre Basílio Coura e Eduardo Rangel Ribeiro, da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba. Eles tiraram dúvidas sobre a “Propaganda eleitoral na internet: limites e responsabilidades”. Já o contador Elton John da Costa (Sebrae) ministrou palestra sobre “A importância da formalização”.
Além de jornalistas e radialistas, o evento também foi prestigiado por representantes da sociedade civil organizada, prefeitos e deputados que representam a região.
Na ocasião, foi inicialmente discutida a possibilidade da criação da Associação dos Blogueiros e Administradores de Sites no Estado. Convidado, o presidente Lissandro Nascimento relatou a experiência da construção da Associação dos Blogueiros de Pernambuco. “Há importantes desafios que estão postos para a blogosfera brasileira que requer uma ação política rápida de nossa parte. Neste momento é importante nos atermos ao que nos junta, a exemplo da defesa da Internet com liberdade de expressão, a profissionalização operacional dos blogueiros e a proteção que nós precisamos nos cercar para perseguições de toda ordem que estão por vir”, destacou o blogueiro pernambucano.
Lissandro informou aos participantes do encontro na Paraíba as novidades quanto ao mundo da blogosfera. Ele alertou quanto a importância de criar uma entidade na Paraíba para poder defender os interesses da categoria e elencou a experiência de Pernambuco para ilustrar essa iniciativa. “Há pautas prioritárias que certamente todos vocês gostariam de compartilhar e lutar, independente das posições pessoais de cada um. Não nos interessa o que nos separa. O que deve interessar a todos os produtores de mídia digital é identificar o que nos junta. Lembrem-se: Juntos somos mais fortes”, verbalizou Lissandro, do Blog A Voz da Vitória de Santo Antão, a 50km do Recife.
O Evento contou com a presença do Prefeito do Riachão Fábio Moura; de Tacima Erivan Bezerra, do presidente da Câmara do Riachão Deocélio e de Dona Inês Demétrio Ferreira.
Passaram por lá o Deputado Vital Costa e Olenka Maranhão além de empresários, lideranças políticas, vereadores, radialistas da região, representando o Deputado Estadual (PSL-PB) Tião Gomes (Nelinho), o vice-prefeito de Tacima Bilac Soares, a secretária de Cultura de Tacima Leandra Farias, vice-prefeito de Passa e Fica, o ex-prefeito de Araruna Availdo Azevedo, o ex-presidente da Câmara de Araruna Antonio de Natanael, e secretários de inúmeros municípios paraibanos.
Na oportunidade, os representantes da AblogPE se colocaram a disposição dos blogueiros paraibanos para fornecer o suporte técnico necessário caso necessitem e acabou por firmar parcerias entre os dois Estados.
Conheça as novidades da entidade em Pernambuco clicando AQUI.


Ablogpe.com

0 comentários:

Postar um comentário